A Comissão Europeia está a aconselhar os países que vão aderir futuramente ao Euro a não seguir o rumo tomado por Portugal. Num artigo, são analisados os erros de Portugal que levaram a que o país iniciasse uma recessão em 2002, a seguir a um período de bonança.
A Comissão Europeia está a aconselhar os países que vão aderir ao Euro a não seguirem o rumo de Portugal a seguir à entrada na união económica e monetária ocorrida em 1999.
Num artigo publicado pela Direcção-geral de Economia e Finanças da Comissão Europeia, Orlando Abreu explica como os erros de condução política fizeram com que à fase de bonança se seguisse a recessão de 2002.
O autor do trabalho recorda que Portugal passou ainda por um período de baixas taxas de crescimento, perda de competitividade, défices excessivos, elevadas taxas de endividamento das famílias e da economia em geral.
Neste artigo, os países que vão aderir ao Euro são aconselhados a seguir uma política orçamental restritiva em caso de forte crescimento da procura interna e a manter controlada a subida dos salários caso exista uma redução da taxa de desemprego.
Outro dos conselhos dados neste artigo tem a ver com o apertar da supervisão prudente sobre os mercados financeiros para incentivar uma política de crédito responsável.
Ainda não percebi o porquê de os Portugueses falarem tanto mal do nosso País, como veêm estamos sempre na ribalta...
A nossa triste Sina...
Notícia - TSF Online
Sem comentários:
Enviar um comentário