Entrevista de José Saramago hoje no Diário de Notícias: "Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha"
"...Integrados o que é que aconteceria? Não deixaríamos de falar português, não deixaríamos de escrever na nossa língua e certamente com dez milhões de habitantes teríamos tudo a ganhar em desenvolvimento nesse tipo de aproximação e de integração territorial, administrativa e estrutural. Quanto à queixa que tantas vezes ouço sobre a economia espanhola estar a ocupar Portugal, não me lembro de alguma vez termos reclamado de outras economias como as dos Estados Unidos ou da Inglaterra, que também ocuparam o país. Ninguém se queixou, mas como desta vez é o castelhano que vencemos em Aljubarrota que vem por aí com empresas em vez de armas... " Nuestro hermano Saramago, deixa-me dizer que a partir de hoje faço toda a questão que o pessoal te chame profeta, e faço votos que não falhes nesta tua profecia...
9 comentários:
que se cumpra a profecia e sem demoras!
Pois eu não gosto muito de Espanhóis, mas gosto dos ordenados deles. eheheh
Venha de lá senhora Espanha OLÉ!!
Manuela
Pessoalmente espero que coloquem uma placa com o dito "vende-se" em cada fronteira de Portugal!! Os espanhois sao mais evoluidos em muita coisa...
JÁ AGORA QUE O SARAMAGO VÁ LEVAR NO SÍTIO !
Pode ser já?
O Saramago é um grande escritor, dos melhores de Língua Portuguesa. Sou fã da sua escrita. Mas, em política, Saramago é uma besta. Sempre foi. Aliás, o que ele diz é quase sempre ridículo, pacóvio e despropositado: não tem nada de profeta.
Mas as pessoas que anseiam por ser espanholas, ou melhor, anseiam por ter melhores ordenados, têm as fronteiras abertas, o mercado de trabalho europeu é livre e, como decerto são bons em tudo o que fazem, irão ser com certeza bem sucedidos em Espanha, como o Saramago, e não vão estar a queimar-se neste país que não sabe apreciar gente evoluída.
Cumprimentos.
PS:Zé Pedro, pede também a união dos gloriosos clubes das capitais ibéricas, Real Madrid e Benfica juntos seriam imbatíveis!
pessoalmente acho ke portugal so iria ganhar, nao so em termos economicos como de tecnologia e em termos sociais
MAS ESTÁ TUDO DOIDO OU QUÊ?!
Deus queira que nunca tal coisa se repita! Não é por nada que ao domínio castelhano se chamou a "Escravidão dos Sessenta Anos".
O anónimo e o Astuto têm razão. Eu prefiro ser um estúpido, bronco e miserável português do que ser espanhol. Ao menos vivo com esse orgulho. Tenho esperanças de que Portugal ainda se saberá regenerar.
Unir à Espanha? Jamais!
Longa vida ao nosso pequeno canto. É miserável mas é nosso!
Nâo porra ! Espanhóis nâo ! Já uns
dos nossos antepassados(tiveram que
o ser) mas, se tivesse sido tâo bom
de certeza algum visvisavisavôzinho
nos tinha deixado a receita disso !
Nâo precisava o mestre Saramago de
andar a dar esses (curtos d vista)
conselhos , ele só mora por lá , e
tem a lingua em desfasamento com
o cérebro , ele escreve bem porque
dá p'ra corrigir antes de publicar!
Viva Portugal pá!!!Piqueno e nosso!
Enviar um comentário