01 abril 2009

Já ouviram falar do termo nuvem na informática?

A grande tendência do momento é este termo “computação nas nuvens” ou “cloud computing” (em inglês). Este termo surgiu pelo facto de a computação estar a mudar de rumo. É que hoje em dia os utilizadores já não vêm mais a informática como antigamente com aquela vontade imensa de comprar um super computador. Hoje o que você mais precisa, e o que mais precisará no futuro, será de mobilidade e portabilidade. Com isto os “super computadores” estarão destinados a quem realmente precisa deles, mas para os consumidores comuns tudo será baseado na internet, como hoje já está a ser feito.
O grande centro das atenções nos dias actuais é a internet e em alguns anos, talvez meses, você utilizará seu computador principalmente só para essa vertente.
Terá o espaço que precisar para guardar seus arquivos como documentos, fotos, vídeos e músicas na internet em servidores que ao que se sabe serão pagos, mas com um preço muito razoável. Além disto, os softwares que você utiliza também estarão todos na internet.
Como exemplo temos a ADOBE que lançou à pouco tempo o Photoshop na versão web e a GOOGLE que cada vez mais disponibiliza varios tipos de soluções para si. Ver post sobre a GOOGLE Contacts Beta.

Causas:
  • O preço dos computadores vai baixar porque não precisam de ser tão potentes, têm apenas que estar vocacionados para a internet.
  • Os sistemas operativos como o linux vão ter cada vez mais lugar e aceitação por parte dos utilizadores.

Sem comentários:

Catanices muita lindas:

Blog Widget by LinkWithin